29 de set. de 2008

RESPOSTAS DA NOVA CIPA DA EBC


Relembramos que as denúncias constantes no abaixo-assinado dos funcionários da EBC foram protocoladas na DRT-DF. Um fiscal do trabalho vai aparecer, sem avisar o dia. A Ouvidoria do Ministério do Trabalho também foi comunicada. E nesta semana será pedida a ação direta do Ministério Público do Trabalho exigindo que a DRT/DF cumpra a sua obrigação o mais rápido possível, inclusive constatando a necessidade da interdição do subsolo do prédio na 702 Norte. Agora, é necessário a continuidade da mobilização dos funcionários por conta de fatos novos que provocaram um expressivo aumento no nível do estresse coletivo:


A NBr e a Voz do Brasil foram avisadas que serão transferidas para a insalubridade da Torre de TV. Chefias que estão tranqüilas porque tiveram seus salários aumentados ao serem alocadas na estrutura da EBC passaram a pressionar jornalistas e produtores para que sejam multimídias. Cresce a indignação dos funcionários da Radiobrás e da Acerp por conta da grande diferença salarial deles com os contratados pela EBC. E enquanto isto, funcionários em geral e principalmente as grávidas continuam expostos a situação de risco por causa da radiação e outras formas de insalubridade física, psicológica e moral. Ao mesmo tempo, a empresa tramava contra a tão falada transparência:

Trabalhou para que o Plano de Cargos e Salários saísse junto com a negociação da data-base que começa às dez horas desta terça-feira (30-set-2008).

Trabalhou para que o Plano de Cargos e Salários fosse aprovado pelo Conselho Curador antes da eleição do representante dos funcionários para o mesmo.



A partir de agora o alerta deverá ser máximo por parte dos funcionários, CIPA, Comissão e Sindicatos (jornalistas, radialistas e publicitários). Que os chefes contenham o ímpeto de pressão e não tomem qualquer atitude que aumente ainda mais o estresse coletivo. Que os funcionários que se recusarem, a partir das 10 horas desta terça-feira, a fazer multimídia, até que o assunto seja devidamente instrumentalizado, não sofram qualquer tipo de represália. Caso isto aconteça, também será assunto da CIPA e será denunciado como assédio moral. Esperamos manter um ambiente de trabalho tranquilo para que as negociações sejam proveitosas.

Nenhum comentário: